
Para que o moderno equipamento estivesse hoje em operação, o Governo do Estado investiu nos últimos três anos cerca de R$ 21 milhões na modernização do Ciosp que hoje possui a mesma tecnologia de monitoramento utilizada, por exemplo, em Washington - uma das principais cidades dos Estados Unidos.
O novo sistema de segurança foi apresentado na manhã do dia 7 de maio de 2009 (sexta-feira) à governadora Wilma de Faria. O monitoramento contribuirá para a ação mais rápida e eficiente da polícia. "Não há como combater a violência sem ferramentas modernas de comunicação e informação. Esse investimento que fizemos em nossa segurança pública precisa ser usado com eficiência para dar mais tranqüilidade à população", argumentou a Governadora.
Todas as imagens capturas pelas câmeras são gravadas, o que permite documentar as ações empreendidas pela Polícia, possibilitando análise e controle de informações. Dessa forma, o sistema de segurança pode atuar para a redução da criminalidade e violência urbana, pois as imagens auxiliam na investigações de crimes, identificação e prisão de acusados de furtos e tráfico de drogas.
Com os novos equipamentos, o Call Center (190), por exemplo, deixa de ser analógico para ser totalmente digital, evitando fraudes no sistema e qualquer interceptação das informações.
"A senhora, governadora Wilma de Faria, transformou nosso serviço, com esse investimento, em um dos dois melhores sistemas do Brasil. O nosso sistema é o mesmo utilizado em Washington (EUA)", ressaltou o Capitão Macedo, responsável técnico pela implantação do sistema.
O projeto faz parte de plano estratégico do Governo do Estado (Detran-RN e da Secretaria Estadual de Segurança) para integrar as ações desenvolvidas em prol da segurança dos moradores da região metropolitana, através de projeto de fiscalização eletrônica. O sistema conta com&nbspequipamentos como o ViaPK - veículo para monitoramento móvel –, que tem duas câmeras (dianteira e traseira) e dois equipamentos fixos com tecnologia OCR (Optical Character Rcognition) que permitem a leitura automática de placas para detecção de roubos e irregularidades dos veículos.
O Governo também está contando com quatro aparelhos portáteis, utilizados por agentes para registro de infrações e consulta do cadastro do Detran, que também permite identificar irregularidades dos veículos fiscalizados. Além de tudo, Wilma de Faria também constatou o funcionamento de outro serviço importante adquirido pelo Governo do Estado: o sistema de acompanhamento via satélite de viaturas. Com isso,&nbspse pode&nbspsaber onde estão todos os veículos a serviço da Polícia.
O ViaPK é um veículo desenvolvido com o que há de mais moderno em tecnologia para fiscalização e gestão de trânsito. Ele é equipado com software (OCR), que permite a leitura automática de placas e conferência de dados junto ao cadastro do Detran. As câmeras captam imagens do veículo e esse software faz a leitura das placas.
FONTE: SITE DO GOVERNO DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE